Estudos do Meio e Viagens

Metodologia de Pesquisa

Nossos alunos no centro de Jundiaí desenvolvendo metodologia de pesquisa, abordagem e comunicação.



Sistema Monetário

Para melhor compreensão do conteúdo proposto  nas aulas de  Matemática, nossos alunos dos 1ºs Anos do Ensino Fundamenta I, foram às compras no Supermercado próximo ao Colégio. Lá, realizaram na prática, situações envolvendo o sistema monetário.



Estação Ciências e Planetário  - 4ª série A e B

Para complementar os conhecimentos e habilidades estudados em ciências, nossos alunos da 4ª série A e da 4ª série B, visitaram a Estação Ciências e o Planetário municipal de Itatiba. Durante a visita, eles manusearam os aparelhos no laboratório, aproximando teoria e prática.





Uma aula no Boliche – 9º ano

Com a finalidade de verificar na prática as grandezas físicas, objeto de estudo em sala de aula, nossos alunos foram até o Boliche para observar, velocidade, aceleração, força, trajetória, entre outros. Eles registraram os intervalos de tempo e a distância percorrida pela bola, para posteriormente trabalharem com o cálculo da velocidade e comparar o desempenho, com diversas forças aplicadas.



Fazenda Ituaú

Em Estudo do Meio, os nossos alunos do Infantil I visitaram a Fazenda Ituaú em Salto-SP, onde conheceram plantas, semearam e plantaram, literalmente sujaram as mãos com a terra. Na “cozinha da turminha saudável”, saborearam uma deliciosa salada.



Estação Climatológica

Para aprofundar o conteúdo da disciplina de Geografia, os nossos alunos dos 4ºs anos, realizaram um Estudo do Meio na Estação Climatológica de Guarulhos, onde puderam observar de perto objetos como o pluviômetro e diferentes termômetros.  



Fazenda Belmonte (Apiário)

Para conhecer muitas coisas que a natureza oferece, os nossos alunos do Infantil III visitaram a Fazenda Belmonte em Campinas/SP. Lá, realizaram atividades como: passear a cavalo e de charrete, alimentar os animais, tirar leite da vaca e observar a produção de mel.



Cia dos Bichos

Em Estudo do Meio, os nossos alunos do Infantil II visitaram a Cia dos Bichos em Cotia/SP. Os monitores acompanharam os alunos e informaram sobre noções básicas de cuidados com os animais domésticos e conscientização ecológica. Além disso conheceram o berçário dos filhotes, ordenharam a vaca e passearam de charrete.



Supermercado Russi

Em Estudo do Meio, os nossos alunos dos 1ºs anos do Fundamental visitaram o Supermercado Russi para observar os produtos que são vendidos e de que forma eles são embalados. Ao final, eles realizaram uma pequena compra para compreender o sistema monetário e estimular o consumo consciente.



Museu da Língua Portuguesa

Os nossos alunos dos 5ºs anos, foram ao Museu da Língua Portuguesa, conferir a Exposição das Narrativas Poéticas. O Museu oferece múltiplas possibilidades de leituras, entre artes plásticas e poesias, além de diferentes manifestações culturais  dos  séculos XVII ao XIX.



Cidade do Livro

Em Estudo do Meio, os nossos alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Fundamental visitaram a Cidade do Livro, em São Paulo. Em um mundo altamente educativo, embarcaram em uma cidade cenográfica e foram incentivados desde cedo ao hábito da leitura. 



O Fantástico Corpo Humano

Em Estudo do Meio, os nossos alunos do 5º ano do Fundamental I e do 6º ao 9º do Fundamental II visitaram uma exposição de corpos humanos reais na cidade de Campinas/SP. Eles mergulharam tridimensionalmente no corpo humano e seus sistemas: pele e ossos, e todos os órgãos dos pés à cabeça.



Planetário de Itatiba

Em Estudo do Meio, os nossos alunos do 3ºs anos do Fundamental, visitaram o Planetário de Itatiba/SP. Eles simularam uma viagem espacial e observaram os astros do Sistema Solar, como os planetas e os asteroides.



Jardim Botânico de São Paulo

Em Estudo do Meio, os nossos alunos dos 4ºs anos visitaram o Jardim Botânico de São Paulo, desfrutando de seus recantos aprazíveis e conhecendo várias espécies de plantas do estado de São Paulo, do Brasil e do mundo.



Supermercado Russi

Em Estudo do Meio, os nossos alunos do 1º ano do Fundamental visitaram o Supermercado Russi para observar os produtos que são vendidos e de que forma eles são embalados. Ao final, eles realizaram uma pequena compra para compreender o sistema monetário e estimular o consumo consciente.




Cia dos Bichos

Em Estudo do Meio, os nossos alunos do Infantil II visitaram a Cia dos Bichos em Cotia/SP. Os monitores acompanharam os alunos e informaram sobre noções básicas de cuidados com animais domésticos, conscientização ecológica, além disso conheceram o berçário dos filhotes, ordenharam a vaca e passearam de charrete.




Zooparque Itatiba

Em Estudo do Meio, os nossos alunos do Infantil III visitaram o Zooparque Itatiba. Os monitores acompanharam os alunos e informaram sobre os animais expostos, seus hábitos, habitat naturais e educação ambiental.




Pet Center Marginal

Em Estudo do Meio, no Pet Center Marginal (São Paulo), os nossos alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Fundamental receberam orientações técnicas e práticas dos biólogos e, ao tocarem os animais, relataram características sensoriais.




Passeio no Quarteirão

Em Estudo do Meio no entorno do Colégio, os nossos alunos dos 3ºs A, B e C do Fundamental puderam conhecer um pouco mais sobre o bairro, observando comércios, residências e identificando os nomes das ruas.





Museu da Energia

Os Alunos do Infantil II visitaram o Museu da Energia, aprenderam os diversos tipos de energia existentes, como ela é produzida, e conscientização sobre o uso adequado da energia no nosso cotidiano.

 









Museu do Trem

Os Alunos do Infantil I visitaram o Museu do Trem,onde puderam conhecer o meio de transporte trem,por meio de vivência,conhecer a história do trem na cidade de Jundiaí e reconhecer as diferenças dos meios de transporte antigos e atuais.











Conhecendo a Biblioteca Pública Municipal

Com o objetivo de desenvolver o prazer no convívio com os livros, os alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental realizaram uma visita orientada à Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”. Conheceram a Biblioteca, suas normas, o acervo diversificado que ela disponibiliza para consulta, ouviram histórias com a "Dona Benta" e, ainda, cadastraram-se como associados e agora podem desfrutar de seus livros e revistas.









Exercitando a Cidadania

 Os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade de campo – visita ao posto do Poupatempo de Jundiaí, para solicitar a emissão de sua Cédula de Identidade (RG), que contribuiu para fortalecer e estimular a cidadania, possibilitando a vivência na prática de conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.












Um Passeio à Fazenda

Visitaram o estábulo para tirar leite de vaca, conheceram diversas aves e mamíferos como cavalo, burro, pônei, bezerro, porco, carneiro, cabrito e coelho, alimentaram os peixes no lago, passearam de trator, brincaram na área de lazer, no playground e na Casa da Árvore. Foi um dia de muita alegria e descontração!
Em visita à Fazenda Belmonte, em Campinas, os alunos do Infantil III, tiveram a oportunidade de conhecer recursos que a natureza nos proporciona, aprenderam sobre o trabalho das abelhas na produção do mel, bem como do apicultor para sua extração e participaram de diversas atividades.







Visita ao Catavento

Em visita ao Catavento, situado no Palácio das Indústrias, em São Paulo, a turma do 9º Ano do Ensino Fundamental surpreendeu-se em cada uma das 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Os alunos puderam vivenciar experiências físicas e químicas, aprenderam ciência e se divertiram ao mesmo tempo.





 








Observando o quarteirão

A turma do 3º Ano do Ensino Fundamental realizou uma atividade de estudo do meio do entorno do Colégio, com o objetivo de observar a organização do quarteirão em relação às moradias, comércio, trânsito, mobilidade, infraestrutura, lixo etc.

 











Alunos e professores passeiam no Hopi Hari

No dia 2 de Dezembro, os alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio fizeram um passeio bem diferente e descontraído, foram passear no parque Hopi Hari. Se divertiram em vários brinquedos






Visita ao Zoológico de São Paulo
 
No dia 17 de Novembro, os alunos do 7º ano visitaram o Parque Zoológico de São Paulo. Ao chegarem, conheceram o local em que D. Pedro I e suas tropas paravam para descansar, nas viagens para o litoral.
No Museu do Parque, puderam tocar alguns animais empalhados e conhecerem sua morfologia, história evolutiva e hábitos de vida livre. Fizeram trilhas, visitaram uma área restrita, onde é preparada e armazenada a comida servida aos animais. Em seguida visitaram os animais do Zoológico. E no final observaram de perto um gambá, e ficaram sabendo um pouco mais sobre as estratégias de defesa desse animal contra seus predadores.
Foi um passeio extremamente interessante, em que os alunos aprenderam muito, vivenciando o conteúdo das aulas de Ciências.










Os alunos do 3º Ano conheceram o Correio

Na tarde de ontem, os alunos do 3º Ano visitaram o Correio Central. O Estudo do Meio refere-se ao livro “O carteiro chegou” de  Janet Ahlberg, no qual estão trabalhando em sala de aula.
Esta visita foi muito interessante, pois os alunos conheceram como funciona o Correio, compraram selo, postaram uma carta para o colega de classe e conheceram um pouco da história do Correio e diferentes tipos de correspondência.









Alunos do 8º Ano visitaram a Faculdade Medicina de Jundiaí

Na tarde dessa quarta-feira, dia 20 de Outubro, nossos alunos do 8º Ano visitaram a Faculdade de Medicina de Jundiaí.
Explorando uma maquete interativa do coração humano e acompanhados dos estudantes de Medicina, nossos alunos aprenderam as diferentes estruturas deste importante órgão. Ouviram explicações sobre os tipos de colesterol e como o organismo humano é beneficiado ou prejudicado por ele. Também, puderam realizar um teste sanguíneo de dosagem do colesterol LDL e HDL.
 Mediram a pressão sanguínea e calcularam seus IMCs.
Com a orientação dos bombeiros e enfermeiros observaram técnicas de primeiros socorros, e participaram de encenações de massagem cardíaca.
E para encerrar esta vivência, visitaram o laboratório de anatomia, podendo manusear peças anatômicas retiradas do corpo humano.
É através destes momentos que os nossos alunos reforçam os conhecimentos sobre o Sistema Circulatório Humano  adquiridos em sala de aula.






Vivência do livro “O homem que amava caixas”

Para ilustrar o Livro trabalhado neste bimestre “ O homem  que amava caixas”,  os alunos do 1º ano visitaram o Aeroclube de Jundiaí nessa última terça-feira, dia 19. 
O Livro retrata a dificuldade que o pai tinha de expressar seu amor pelo filho através de palavras. Então, o pai construía objetos com caixas e um deles era um avião.
No Aeroclube, os alunos visitaram a Torre de Controle, conversaram com o Corpo de Bombeiros, apreciaram a pista, passando por todos os hangares e ainda conheceram um avião de instrução.
Foi uma experiência muito rica e divertida para os alunos, vivenciando o que foi discutido em sala de aula.