segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Aprofundamento de Estudos

Nesse último bimestre do ano de 2015 a professora de História, Anelize Vergara e o professor de Filosofia, André Luiz elaboraram um projeto interdisciplinar para os alunos do 8º ano do Colégio Memorial, aproximando os conteúdos dessas duas disciplinas.
Como forma de complementar os estudos sobre a história da República Populista (1946-1965) os alunos criaram discursos baseados em discursos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck, Jânio quadros, entre outros presidentes desse período; pensando não só na construção de um discurso com características populistas, mas nas necessidades da cidade de Jundiaí, como saúde, educação, transportes, etc.
Em Filosofia os estudantes desse ano estão estudando sobre ética. Estudaram que para Aristóteles o ser humano é, em essência um ser político, e somente será ético quando utilizar de suas faculdades racionais para ajustar a sua vida na polis pensando no bem comum.
Esse projeto, propiciará apresentar alguns caminhos para essa participação que é a observação dos problemas vividos, bem como a elaboração de discursos que manifestem suas opiniões.

O produto final desse trabalho foi apresentado a alguns professores e ao presidente da Câmara dos Vereadores, Marcelo Gastaldo, neste dia 09 de novembro, na Câmara Municipal de Jundiaí.